
O evento será realizado de 6 a 11 de outubro, em Itaici, município de Indaiatuba (SP), com a participação de especialistas e coordenadores de catequese das 271 dioceses do Brasil. Eles debaterão o tema "Iniciação à vida cristã".
"A 3ª Semana Brasileira de Catequese dá continuidade à caminhada catequética no Brasil, que teve como marco o Documento Catequese Renovada, inspirado na Conferência de Medellin. Este documento despertou-nos para uma catequese mais cristocêntrica, bíblica e transformadora" – explica a assessora da Comissão, Irmã Zélia Maria Batista, citada no site da CNBB.
De acordo com a assessora, o tema desta vez responde aos apelos da V Conferência do Episcopado Latino-americano e Caribenho, realizada em 2007, em Aparecida. "O Documento de Aparecida propõe uma formação integral e permanente, considerando que as pessoas não foram suficientemente evangelizadas" – explicou.
A 3ª Semana de Catequese faz parte da programação do Ano Catequético Nacional, proclamado pela CNBB no mês de abril. Um texto-base, intitulado "Catequese, caminho para o discipulado", foi amplamente estudado nas comunidades em preparação ao Ano Catequético e à Semana Brasileira de Catequese.
"A Igreja já percebeu que não formamos cristãos adultos na fé, por isso, a catequese se volta para os adultos. Esta catequese precisa ser processual, permanente, gradual, indo além dos cursos de preparação para os sacramentos que temos nas nossas paróquias" – afirmou.
O prefeito da Congregação para o Clero, Card. Cláudio Hummes, é um dos palestrantes confirmados para a Semana. Ele fará, no dia 9, a conferência Discípulos-missionários hoje. (BF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário